...
Medicina Tradicional Chinesa/Acupunctura

Medicina Tradicional Chinesa/Acupunctura

Uma longa viagem começa com um único passo.

A ciência da Medicina Tradicional Chinesa é a herança deixada pelos antigos médicos Orientais, que através dos tempos foram aprofundando a sua prática médica. Conta com mais de 3000 anos de experiência empírica no aperfeiçoamento e validação das técnicas de diagnóstico e tratamento, garantindo assim o sucesso de legar o seu saber às gerações vindouras.

A Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza empírica e filosófica, e, nos tempos modernos, inúmeros dos seus princípios já foram comprovados cientificamente; como a medição e delineação dos trajetos dos Meridianos (canais de energia especifica). Tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam os ciclos da natureza, e como estas se refletem e influenciam no funcionamento do organismo humano.

O diagnóstico da Medicina Chinesa, é muito eficaz – numa consulta, as observações a serem feitas incluem observar, ouvir, cheirar, interrogar e tocar. Destacam- se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, prática esta que fornece informações específicas e exatas sobre a condição de saúde do paciente.

Actualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:
1. Fitoterapia chinesa (fármacos fitotrápicos clássicos ou contemporâneos)
2. Acupunctura (inserção e manipulação de agulhas nos pontos dos meridianos)
3. Tuina ou Tui Ná (massagem nos pontos e trajetos dos meridianos)
4. Dietoterapia (aconselhamento alimentar de acordo com os princípios da MTC)
5. Auriculoterapia (tratamento pela aplicação de magnets em pontos das orelhas)
6. Moxabustão (aplicação da planta Artemisia Vulgaris em pontos de acupunctura)
7. Ventosaterapia (aplicação de ventosas em pontos de acupunctura)
8. Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung e Tai Chi Terapêuticos e algumas artes marciais)
 

De acordo com o Diagnóstico efetuado em consulta, o Especialista poderá determinar qual a combinação mais adequada de tratamento para o paciente e para a resolução da sintomatologia que apresente.

Ao longo dos séculos, a Medicina Tradicional Chinesa tem uma aplicação extensa na obtenção do estado que saúde que desejamos e já demonstrou resultados nas seguintes patologias agudas e crónicas, entre outras:
• Ansiedade e Stress
• Dores (Enxaquecas, ciática, lombalgia, cervicalgia, dorsalgia etc.)
• Patologias digestivas
• Patologias Respiratórias
• Patologias Dermatológicas
• Patologias Ginecológicas
• Fertilidade