...

Saúde Integrativa, Preventiva e Regenerativa

 

A consulta de Saúde Integrativa, desenvolvida por Carina Guerreiro, consiste numa abordagem que tem em conta a individualidade de cada ser humano.

 

Na consulta, será realizada uma anamnese o mais completa possível, bem como meios auxiliares de diagnóstico, podendo ser necessária no plano de tratamentos a participação de diversos profissionais de saúde através de tratamentos convencionais, não convencionais e Preventivos.

 

Integrativo, significa o bem estar físico, psicológico (mental e emocional), social, espiritual (sentido para a vida) e ecológico (ambiental).

 

Assim, o paciente tem um papel activo no processo, pelo que será envolvido nas estratégias de melhoria e/ou manutenção do seu estado de saúde. O processo passa pela tomada de auto-consciência, do corpo, mente e espírito, bem como a auto-percepção da sua saúde, pensamentos e emoções.

 

“Aprender a ouvir  os primeiros sintomas do seu corpo antes da manifestação da doença”. Nesta abordagem, os profissionais de saúde têm também um papel fundamental nesta área, instruindo e guiando o paciente.

 

“O delicado equilíbrio de orientar alguém não é criá-lo à sua própria imagem, mas dar-lhe a oportunidade de se criar”-Autor desconhecido.

 

Neste modelo integrativo de saúde, o objetivo não é tratar o sintoma apenas, mas sim identificar a causa do problema, quais os desequilíbrios que podem estar na base da patologia. A doença não aparece apenas subitamente. Existe um carácter dinâmico e evolutivo da saúde e sua degeneração em doença aguda e consequentemente crónica, caso não seja diagnosticada precocemente. A saúde é adaptativa. Assim, apesar de nascermos com um código genético hermético, é a nossa interacção com o meio envolvente que regula a expressão dos diversos genes (Epigenética).

 

Os desequilíbrios do nosso organismo, devem ser investigados ao nível celular. Poluídas por toxinas ou carenciadas em «moléculas da vida», nomeadamente oligoelementos, as nossas células não conseguem assegurar corretamente as suas funções vitais. Assegurar o restauro do «bom funcionamento» das nossas células, nomeadamente pelo aporte de oligoelementos -papel indispensável para detoxificar e restruturar-e de nutrientes essenciais, em boa quantidade. Desta forma, de acordo com a necessidade de cada paciente, desenvolvemos um plano personalizado e integrativo que contempla o uso de terapêuticas variadas (Acupuntura, Ozonoterapia, nutrição funcional) bem como a sugestão de alterações especificas do estilo de vida e dieta, suplementos alimentares, agentes farmacêuticos ou botânicos.

 

De acordo com a resposta do paciente às diferentes intervenções , o plano de tratamento é actualizado de forma dinâmica e faseada.

 

 

 

 

OZONOTERAPIA

 

A Ozonoterapia é a aplicação do ozono para fins clínicos.
O ozono medicinal é sempre uma mistura de ozono e de oxigénio puro. Esta técnica é realizada por um especialista que determina a dosagem adequada, de acordo com a indicação e a condição do paciente.


Benefícios:


· Melhora o metabolismo do oxigénio;
· Modulador imunológico;
· Modulador do stress oxidativo biológico;
· Potente bactericida, fungicida e virucida;
· Potente analgésico e anti-inflamatório;
· Melhora a circulação sanguínea;
· Previne o envelhecimento celular;
· Coadjuvante da terapia oncológica : melhora o estado dos pacientes submetidos a quimioterapia e outros tratamentos oncológicos.
· Pilar da Medicina Preventiva e Anti-Aging;


Formas de administração do ozono médico:


· Administração colo-rectal;
· Auto-Hemoterapia Major – administração por via sanguínea;
· Auto-Hemoterapia Minor – aplicação intra-muscular;
· Injeção intra-articular;
· Aplicação por bolsoterapia: indicado em feridas infetadas como sejam a do pé diabético e úlcera crónica;
· Aplicação intra-discal em hérnias da coluna vertebral;
· Aplicação para-vertebral.


Duração:
● até 30 minutos

 

Tem efeitos secundários ou contra-indicações?
*A Ozonoterapia não tem efeitos secundários descritos, no entanto, não pode ser administrado por via inalatória, nem em doentes com Favismo e Hipertiroidismo não controlado.

 

 

 

 

ONCOLOGIA INTEGRATIVA – CANCER SUPPORTIVE PROGRAM

 

O Cancer Supportive Program, desenvolvido por Carina Guerreiro e a sua equipa, é um programa inovador, multidisciplinar e integrativo para o doente oncológico!

Desenhado para dar apoio a cada uma das pessoas que experienciaram a doença em todas as suas vertentes. O nosso compromisso é oferecermos um plano personalizado e adequado a cada caso / pessoa.

Apoiamos pacientes, cuidadores, familiares e todo o núcleo que possa estar directamente afectado pelo impacto desta doença.

O nosso objectivo consiste em olhar para o cancro não apenas como uma doença mas como uma possibilidade de transformação para um novo estilo de vida.

 

Baseamos o nosso programa nos seguintes objectivos:

 

  • Melhor qualidade de Vida – durante e após os tratamentos

  • Menor impacto dos efeitos adversos dos tratamentos convencionais (quimioterapia e radioterapia)

  • Melhor e maior tolerância aos tratamentos permitindo a continuidade dos mesmos

  • Reduzir o stress, insónias e dor associada

 

Durante a duração do nosso programa pretendemos:

 

  • a mudança de perspectiva e mobilização no sentido de vida

  • aceitação da realidade e adaptação à realidade

  • gestão do stress através de métodos inovadores

  • promoção de novos hábitos

 

Especialista

Carina Guerreiro